Solo Concert
10 April 2018
20:00
Porto
Murat Usanmaz é um músico da Turquia afincado em Sevilha que estudou em Espanha, Grecia, París, Alemanha e no seu próprio país de origem, e que tem ás suas costas actuações em meio mundo com artistas de primeiro nível. Formou-se em guitarra clássica, guitarra flamenca e guitarra turca.

Neste concerto interpretará músicas tradicionais do seu país, tanto temas instrumentais como cantados, assim como um repertório donde o flamenco instrumental joga um papel fundamental. Das músicas, das culturas fusionadas ao largo do Mediterrâneo, tão particulares e com tantas semelhanças ao mesmo tempo.

"Flamenco de Anatolucia "
https://www.youtube.com/watch?v=MJNrSV-uXVw

"Adiós maestro!"
 Homenaje a Paco de Lucia.
?https://www.youtube.com/watch?v=hsTxs_FBLmQ

"Aranjuez?"
https://www.youtube.com/watch?v=Zd5PVSTpFbk

?"Yol"?
https://www.youtube.com/watch?v=IIcZdEz33gM


Nasce em Istambul. Começa a tocar a guitarra de forma autodidacta. Em 2001 ingressa no Departamento de Guitarra do Conservatório Estatal da Universidade de Istambul, donde se gradua em 2005.
De 2005 a 2007 estuda junto ao solista e compositor Rafael Andía na Ecole Normale de Musique de París.

Participou e actuou como guitarrista em diferentes projectos em cenários na China, Argelia, Alemanha, Francça, Espanha, Finlandia, Italia, Turkmenistão, Austria, Países Baixos e Turquía.
Interpretou em múltiplas ocasiões e com diferentes directores de orquestra e orquestrou os concertos para guitarra.
Interpretou pela primeira vez na Turquía o Concerto para Guitarra e Bandolim de Astor PIAZZOLA. Foi assim mesmo o primeiro guitarrista turco a versar o concerto para guitarra de Cemal Resit Rey no marco do “Festival Internacional del Bósforo”.
Deu concertos varias vezes nos festivais de guitarra de diferentes países.
Realiza e apresenta os programas para a televisão e realiza uma entrevista com o maestro Paco de Lucía e escreve artigos sobre guitarra clássica na revista “Gitar Dergisi"

Junto à sua actividade artística como solista, Murat USANMAZ actua com os músicos espanhois turcos de maneira regular com o projecto “Flamenco de Anatolucía ” e “Murat Usanmaz Quinteto ”, com quem leva a cabo projectos vários.